O que são criptomoedas?

As criptomoedas são moedas digitais, que funcionam tendo por base a blockchain. Podem ser usadas para adquirir bens na internet, fazer pagamentos de serviços ou até para comprar casas.

A principal característica das criptomoedas é que o sistema digital em que estão é descentralizado, as transferências e pagamentos ficam sempre registados na rede, mas de forma anónima. Ou seja, é possível ver que X transferiu para Y 20 bitcoins, mas não possível saber quem é X ou Y.

O que é a blockchain?

A blockchain é a tecnologia que está na base das criptomoedas.

Pode ser comparada a um livro de registos, onde estão apontadas todas as

transações e todas as moedas em circulação. Sempre que é efetuada uma

transação com uma criptomoeda, a rede blockchain processa e verifica a

transferência: é emitido um puzzle criptográfico que é “resolvido” pela

rede – graças à capacidade de processamento da rede cedida pelos mineradores.

block final-01.png

O que são mineradores?

Como as criptomoedas são descentralizadas, não há nenhuma instituição que financie uma base de dados que processe pagamentos ou transferências. Para fazer funcionar a blockchain, a rede subsiste então à base dos mineradores. Os mineradores são pessoas que “dão” capacidade de processamento: ligam à rede os seus computadores, placas gráficas ou equipamentos especializados para resolver os puzzles criptográficos.

Em troca deste serviço, são recompensados com criptomoedas da mesma rede.

Como e quem pode fazer mineração?

mineradores-01.png

Qualquer pessoa que tenha um computador. Mas há nuances.

Diversos sites oferecem softwares que permitem fazer mineração de forma simples e em qualquer computador. Contudo, se este modelo de mineração compensa financeiramente, tendo em conta os gastos de energia, isso é outra questão: depende muito do país, da tarifa da eletricidade e também do equipamento em causa.

Minerar com um portátil produz resultados financeiros muito diferentes do que com um equipamento dedicado. Isto acontece porque, à medida que as redes de criptomoedas vão ganhando mais capacidade para verificação de transações, ou seja, que há mais pessoas a disponibilizar capacidade de processamento e os puzzles criptográficos estão a ficar mais complexos.

Neste momento, para minerar bitcoins de forma rentável é necessário dispor de equipamento específico: um sistema de chips ASIC desenhados especificamente para processar o algoritmo.

bit4-01.png

O que é um token?

Um token é uma representação digital de um ativo.

É como ir a uma feira popular e trocar 10 euros por fichas para os matrecos. As fichas são os tokens. São uma representação do dinheiro, só válido naquele local. Da mesma forma, os tokens representam algo real - dentro da blockchain.

O que é um NFT?

Os NFT são tokens, elementos digitais, únicos e irrepetíveis, cuja autenticidade é verificada através de blockchain. Catalogar uma obra no mercado digital como um NFT dá a garantia ao comprador de que a sua propriedade é única e original, mesmo que essa imagem possa ser reproduzida. Junta-te a nossa comunidade de nfts portuguesa #LBA

Altcoin e Stablecoin

O Altcoin nada mais é que um termo usado para outras criptomoedas alternativas ao Bitcoin. A maioria dos altcoins surgiram de bifurcações do código-fonte do Bitcoin. Normalmente, tais criptomoedas nasceram com a finalidade de modificar alguns parâmetros internos da rede do Bitcoin.

Como foi o caso do Stablecoin que é um conceito usado para criptomoedas que possuem valor fixo. Ou seja, a ideia por trás dela é que a criptomoeda não sofra alteração influenciada pela lei da oferta e procura. (Ex: USDC, USDT, BUSD)

Podes ver todas as Criptos neste site: 

NFT-02.png

O que são carteiras de criptomoedas?

As wallets ou carteiras de criptomoedas são a ponte que nos permite gerir as nossas criptomoedas. Uma peça de software ou hardware com o qual realizar as operações de recepção e envio através da rede blockchain de cada criptomoeda.(Exchange) Podes adquirir também um cartão visa para usares mas tuas compras e levantar €€ no multibanco.

Como posso criar uma carteira virtual?

Basta criares conta com os teus dados e instalares as aplicações no

telemóvel/computador.As que uso Crypto.com, Coinbase,  Binance e Trust wallet.

Em baixo tens os links diretos e ainda ganhas euros.

wallet-01-01.png

Também existem muitos jogos para telemóvel onde ganhas cripto moedas. No meu canal de youtube explico como funcionam. Experimenta estes dois:

Qualquer dúvida podes juntar-te ao nosso Telegram de criptomoedas aqui:

comando2-01.png